Cartório Eleitoral de Indaiatuba convoca mesários por e-mail e WhatsApp

Eleições foram prorrogadas para os dias 15 e 29 de novembro por conta da pandemia da Covid-19

0
133

Por Joseane Miranda

O cartório eleitoral de Indaiatuba já começou o processo de convocação dos mesários para atuar nas eleições deste ano prorrogadas para novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro, e o segundo, em 29 de novembro A convocação dos mesários é feita de forma online.

O cartório está enviando mensagens eletrônicas, por meio do WhatsApp business para localizar os mesários. Por enquanto, o trabalho está concentrado na busca dos e-mails dos mesários que já trabalharam nas edições anteriores. Os mesários indicados serão convocados por e-mail e ainda pelo WhatsApp.

A chefe do Cartório Eleitoral de Indaiatuba, Lilian Dalva da Silva, diz que “há uma certa dificuldade em localizar todos os mesários por conta da pandemia”.

Por isso, Lilian pede a colaboração dos cidadãos da cidade. Quem já atuou na função de mesário nas eleições anteriores deve entrar em contato com o Cartório Eleitoral por telefone e também enviando mensagens de texto. Os números de contato são: (19) 3834-1170 e (19) 3834-6378. Os dois números funcionam também pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

O cidadão que deseja trabalhar como voluntário nas eleições de 2020 pode se inscrever também pelo site http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/mesario/ficha-de-inscricao

Atualização de dados

Além disso, caso o mesário deseje atualizar seus dados cadastrais basta acessar o endereço eletrônico do TRE/SP www.tre-sp.jus.br. Neste endereço também é possível cadastrar-se no programa como mesário voluntário.

Caso a pessoa convocada para trabalhar nas eleições de 2020 para escolha de prefeito e vereadores seja do grupo de risco para a Covid-19, o mesário poderá pedir a dispensa. No entanto, para ser dispensado de trabalhar nas eleições deste ano, será preciso comprovar a condição de grupo de risco apresentando, por exemplo, atestados médicos e outros que comprovem a condição que impede o trabalho.

Os cartórios têm até o dia 16 de setembro para convocar os cidadãos que atuarão como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, onde houver.

Para ser válida a convocação online, o destinatário deve confirmar o recebimento da mensagem de e-mail ou WhatsApp em até três dias úteis. O procedimento será realizado por cada cartório eleitoral, por meio de perfis institucionais criados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

A Justiça Eleitoral paulista prevê convocar 343.616 mesários e 87.864 apoios logísticos para trabalhar nas eleições municipais em todo o Estado.

Deixar um Comentário