Por Gil Nunes

O isolamento social em função da quarentena imposta pela Covid-19 trouxe vários impactos à sociedade. Um deles foi a redução no número de casamentos com registros em cartório. Em levantamento feito pela Rádio Jornal de Indaiatuba junto ao site https://transparencia.registrocivil.org.br/ houve uma queda de 46,86% na procura de casais para formalizar o casamento, entre abril e agosto, em relação ao mesmo período do ano passado.

A quarentena na cidade começou a restringir atividades e serviços em 23 de março, no entanto os cartórios foram considerados serviços essenciais e não deixaram de funcionar.

De 1º de abril a 31 de agosto foram registrados no município 330 casamentos, sendo que no mesmo período de 2019 foram 621 matrimônios. Abril e junho foram os meses com maior redução de 59,65% e 56,46%, respectivamente. Já maio a redução foi 31,66%, a menor do período de cinco meses.

SÃO PAULO

Já no Estado de São Paulo a queda foi de 45,63% no mesmo período usado para comparação. Já a média nacional foi próxima da observada em Indaiatuba, com 46,55%. No entanto, ao contrário de Indaiatuba, em ambos os casos, o mês de maio teve uma redução de 56,5%, enquanto a redução no município durante o chamado Mês da Noivas foi menor.

De acordo com a Arpen, a realização de casamentos no estado de São Paulo continuou sendo de forma presencial, seguindo as instruções dadas pela Corregedoria-Geral de Justiça de São Paulo (CGJ/SP).

Entre as orientações estão: espaçamento das cerimônias ao longo da semana, deixando de realizar muitos casamentos no sábado – preferência comum dos noivos; espaçamento das cerimônias; permissão de entrada apenas do casal e de duas testemunhas no cartório para a realização do casamento, sem presença de convidados; uso de máscaras por todos presentes no local; disponibilização de álcool gel e pias para lavagem de mãos; uso de canetas próprias para realização do registro de casamento, sem compartilhamento do objeto; distância mínima de 1 metro entre os envolvidos na cerimônia.

Deixar um Comentário