Gestantes moradoras de Indaiatuba poderão fazer teste para o novo coronavírus no próximo domingo, dia 25.  A testagem será pelo sistema Drive Thru, anunciou a Secretaria de Saúde do município. A expectativa é atender três mil mulheres.

A ação será em sistema Drive Thru, onde as pessoas não precisam sair dos carros e acontecerá no estacionamento em frente ao Centro de Convenções Aydil Bonachella, Rua das Primaveras altura do número 210, no Jardim Pompeia.

As equipes de saúde estarão no local para realização dos testes das 8h às 12h e das 13h às 16h30. O objetivo é realizar um inquérito sorológico para avaliar a quantidade de gestantes moradoras do município que já tiveram contato com o vírus.

Para ter acesso a testagem a gestante deve levar seu cartão de pré-natal.

Testes

Serão aplicados dois tipos de testes para as grávidas moradoras do município. Gestantes que não apresentam sintomas de Covid-19 farão o teste rápido, IgG (Imunoglobulina G) e IgM (Imunoglobulina M) que são anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de micro-organismo invasor. Este tipo de teste identifica se a pessoa está com o vírus ou se já teve contato e agora possui a imunidade, para esse teste o resultado saíra em aproximadamente 15 minutos.

Já as grávidas que estiverem com sintomas da doença farão o RT-PCR e serão orientadas pela equipe médica de acordo com o quadro clínico. Neste segundo exame o resultado não é imediato. Todas as amostras colhidas serguirão para análise no laboratório municipal.

Em Indaiatuba, o poder público informa que já realizou 28.377 testes para Covid-19 em três diferentes ações de testagem para estudo soroepidemiológico. Essas testagens foram feitas na Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), além dos bairros Jardim Oliveira Camargo e Vila Brigadeiro Faria Lima).

Deixar um Comentário