O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma nota na noite deste domingo (15) explicando a demora na totalização de votos nas eleições municipais que resulta na demora na divulgação dos resultados.
Segundo a nota, os tribunais regionais eleitorais (TREs) estão remetendo normalmente os dados da apuração nos municípios, mas o banco de totalização está fazendo a soma com lentidão.
Em entrevista coletiva que está concedendo em Brasília o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que “houve um problema com o super computador. Um processador (hardware) teve uma falha técnica”.
“Os dados chegaram para a totalização totalmente íntegros, e apenas o processo de somar esse material que não estava acontecendo”, explicou o ministro.
Em Indaiatuba ainda não há soma dos dados oficiais divulgados pelo Cartório através do Site do Tribunal Regional Eleitoral (TER) de São Paulo.
O ministro afirma que a transparência na eleição está garantida. “Não há risco de o resultado [da urna] não expressar o que realmente foi votado”, garantiu o ministro.
A cidade de Florianópolis capital de Santa Catarina já teve a totalização dos votos somados, esclareceu o ministro.
Confira a nota na íntegra:
“Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.
Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.
O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.
Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã”.